terça-feira, 30 de março de 2010

A Saga dos Ubach!

No passado dia 28 de Março, uma delegação da família Ubach rumou a S. Paio para uma visita relâmpago!
O motivo que levou a decana mãe Iolanda, o João Carlos, o Joaquim e o Henrique, representando três gerações Ubach, a fazer essa viagem de cerca de 650 Km no mesmo dia é, a meu ver, extremamente louvável e de destacar.
Por iniciativa meritória de um primo da família, o Engº. José Álvaro Ubach Chaves Rosa, foi lançado nesse dia no Museu da Aldeia em S.Paio (já tinha sido também realizado idêntico evento no dia anterior na Biblioteca Virgílio Ferreira em Gouveia), um livro intitulado "Os Ubach" - Uma Família de Origem Catalã na Serra da Estrela (1825-1950)".
Pelo que me foi relatado, apesar do esforço associado a uma viagem de ida e volta no mesmo dia, o resultado final foi muito satisfatório e todos ficaram contentes por participar num evento que envolve a memória dos seus ancestrais.
Como alguém disse: "Povo sem história é povo sem futuro!".
O que me trás para uma matéria que me preocupa e sobre a qual tenho reflectido: A passagem do testemunho familiar, património intangível, às gerações futuras.
E tendo como ponto de partida a obra que agora foi publicada, daqui lanço o desafio ao João Carlos e ao Joaquim para, a quatro mãos, pensarem em compilar a Parte II desta saga que, por exemplo, poderia cobrir o período a partir de 1950 até ao tempo presente, ou quiçá, como empreitada para realizar durante as suas aposentadorias...
Para esta tarefa disponibilizo, caso entendam útil, o meu modesto contributo, na minha qualidade de marido de uma Ubach!

Your Song - Elton John

Sem comentários:

Enviar um comentário